Quem Somos

O Festival Internacional de Música de Setúbal (FIMS) foi criado em 2010/11 como uma parceria entre a Câmara Municipal de Setúbal e a fundação britânica Helen Hamlyn Trust, uma instituição que apoia a educação, a cultura e a inclusão social com um foco especialmente direcionado para a comunidade jovem.

Em 2012, foi criada uma associação cultural para representar legalmente o Festival, independente da Câmara Municipal e do Helen Hamlyn Trust, nela, estão representadas a comunidade e as parcerias artísticas e sociais locais.

O ponto de partida do FMS, foi um processo de colaboração com diversas instituições/ associações públicas e privadas da cidade, para a realização de projetos educativos e de participação, dirigidos sobretudo às crianças e jovens da região: “oficinas” de técnicas de percussão e de escrita criativa de canções decorrem durante os vários meses que antecedem cada edição do Festival, que se realiza geralmente no final de maio.

As apresentações públicas/ espetáculos no decurso do Festival, envolvem concertos de artistas visitantes de classe mundial, tanto nacionais como estrangeiros, a par da apresentação de diversos grupos locais de crianças e jovens. A atividade inicial das oficinas, lideradas por formadores/ músicos portugueses, foi mantida em cada ano e hoje atrai mais de 1.500 jovens participantes, provenientes de toda a comunidade.

Além da Câmara Municipal e do Helen Hamlyn Trust, também a Fundação Calouste Gulbenkian, através do programa PARTIS – Práticas Artísticas para Inclusão Social, se tornou parceira destes dois projetos bem como o BPI Fundação La Caixa, através do Prémio BPI Capacitar.

Os objetivos fundamentais do Festival de Música de Setúbal mantiveram-se inalterados desde a sua criação, e estão intimamente ligados aos planos da cidade para a sua reabilitação social, económica e arquitetónica, planos esses que vêm a cultura, e especialmente a música, como uma componente chave para o sucesso.

Nessa perspetiva, uma abordagem de desenvolvimento e de longo prazo foi desde sempre essencial: esta iniciativa é mais do que um “festival”. Ao começar no seio da comunidade local, respondendo às suas necessidades e, especialmente, às das crianças e jovens, temos sido capazes de lançar as bases adequadas sobre as quais podemos construir.

Em 2021 o Festival de Música mereceu o alto patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa.

Órgãos Sociais

Assembleia Geral

Presidente - Henrique Pereira de MeloVice-Presidente – Elsa Regina Torres e MeloSecretária – Ivone Pires Vilares

Conselho Fiscal

Presidente – Vitor Soeiro AmorimVogal – Gonçalo de Almeida GouveiaVogal – António Laertes

Direção

Presidente - Carlos Biscaia de OliveiraVice-Presidente - Luís Liberato BaptistaTesoureira – Inês DuarteSecretária – Ana Sofia VilaresVogal – Fátima Guerreiro

Equipa

Diretora Executiva

Marta Bravo

Diretor artístico

Bruno Martins

Produção

Helena NevesMaria Meireles

PARCEIROS

Câmara Municipal de Setúbal

Departamento de Cultura, Desporto, Direitos Sociais e JuventudeDepartamento de Comunicação e Imagem, Relações Públicas e TurismoDivisão de CulturaDivisão de Direitos SociaisDivisão de Bibliotecas e MuseusDepartamento de Educação e SaúdeDepartamento de Obras MunicipaisDepartamento de Ambiente e Atividades económicas

Em 2021 o Festival de Música mereceu o alto patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa.

Os projetos de inclusão, Educar e capacitar pela música (Escutar a diferença e Ensemble Juvenil de Setúbal) foram premiados pelo BPI Fundação La Caixa, através do Prémio BPI Capacitar.