Festival com 'Ecos de Liberdade'

“Ecos da Liberdade” é o tema desta edição do Festival Internacional de Música de Setúbal, que decorre em maio, num programa com onze concertos, em que participam mais de 1200 crianças e jovens lado a lado com artistas profissionais.

O evento convoca crianças, jovens, artistas, orquestras, conservatórios, corais e outros projetos a protagonizarem propostas musicais em torno da liberdade, integrando o programa local das Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril.

A agenda estende-se ao longo de cinco dias, entre 8 e 12 de maio, com o objetivo de promover uma partilha cultural que assegura a ligação entre músicos profissionais, portugueses e estrangeiros, e a comunidade local, incluindo mais de um milhar de crianças e jovens, para criações artísticas e performances musicais únicas e marcantes.

O evento cultural, organizado pela A7M – Associação do Festival de Música de Setúbal numa parceria da Helen Hamlyn Trust com a Câmara Municipal, tem o palco principal no Fórum Luísa Todi, mas estão também agendados concertos em locais como Igreja e Claustros do Convento de Jesus, Paços do Concelho e Sociedade Perpétua Azeitonense.

O programa começa no dia 8, às 21h00, com “Harmonias de Liberdade: Zeca tocado por miúdos”, que junta no palco do Fórum Municipal Luísa Todi o Conservatório Regional de Setúbal, a Academia de Dança Contemporânea de Setúbal, a Academia de Música de Almada e o Coral Infantil de Setúbal.

No dia 9, às 15h00, o Conservatório Regional de Setúbal apresenta, igualmente no Fórum Luísa Todi, o “Concerto Pedagógico: Carnaval dos Animais” para grupos escolares dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico, seguindo-se, às 21h00, na Igreja de Jesus, o espetáculo “Música portuguesa para cordas”, com o Sexteto da Camerata Atlântica, o Conservatório Regional de Setúbal e a Academia de Música e Belas-Artes Luisa Todi.

A 10 de maio, realiza-se o habitual desfile de percussão, este ano designado “Batucada da Revolução”, a partir das 10h30 no Largo José Afonso, com direção musical e coordenação de António Machado e Diogo Castro e a participação de alunos dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico de escolas do concelho.

No mesmo dia, a Orquestra Criativa de Santa Maria da Feira, os ensembles de percussão e de saxofones do Conservatório Regional de Setúbal, o Coro Feminino TuttiEncantus e a Cerci Feira e a Cerci Lamas sobem ao palco do Fórum Municipal Luísa Todi às 21h00 para apresentarem “A pomba da paz é cheia de revoluções futuras”.

Já no dia 11, às 10h30 e às 12h00, nos claustros do Convento de Jesus, é promovido o concerto “Escutar a diferença: a poesia está na rua”, com coordenação musical e musicoterapia de Ana Marques e criação, composição e direção musical de Aleksandar Zar, espetáculo em que participam a APPACDM de Setúbal, a Academia de Música Luísa Todi e o Coral Infantil de Setúbal.

O violoncelista britânico naturalizado brasileiro David Chew atua no mesmo dia, às 18h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, enquanto o cantor e compositor português Miguel Araújo apresenta-se no palco do Fórum Municipal Luísa Todi às 21h00 com a Orquestra Ligeira do Conservatório Regional de Palmela.

O Fórum Luísa Todi é no dia 12, às 10h00 e às 11h30, o ponto de encontro de “Escrita Criativa de Canções”, concerto com o envolvimento de alunos do 1.º ciclo dirigido por Carlos Garrote e com Ariel Rodriguez, no teclado, Ale Damasceno, na bateria, e Ana Marques, no clarinete.

Às 16h00, o guitarrista croata Dejan Ivanovic, acompanhado do Ensemble de Guitarras do Festival Internacional de Música de Setúbal, protagoniza um concerto no auditório da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense, dirigido por Gonçalo Gomes Gouveia.

O último dia do festival conta com um terceiro concerto, de encerramento, no Fórum Municipal Luísa Todi, às 18h30, dedicado à temática do festival, “Ecos de Liberdade”, com a Orquestra Sinfónica do Festival Internacional de Música de Setúbal e a participação de alunos de todas as escolas parceiras do evento, dirigido pelo maestro Pablo Urbina.

Ler Mais