BEM-VINDO

Escutar a diferença


Existe uma profunda distância entre os significados básicos do verbo "ouvir" e do verbo "escutar". Ouvir está relacionado diretamente com o próprio sentido: o sentido da audição. Escutar significa estar atento a um som abstrato ou ao som de uma palavra e ao seu significado, que vai para além do ato involuntário de ouvir, é compreender o significado do som e vivencia-lo racional e emocionalmente. Na música, assim como na vida, saber escutar é muito mais do que ouvir. É estar atento ao próximo, para compreender e ser compreendido. O Festival Internacional de Música de Setúbal promove essa escuta desde a sua origem. Só escutando, e, portanto, compreendendo a diferença e a diversidade, é que poderemos dar voz a uma igualdade mais efetiva onde todos possam se expressar através da música e da cultura como meios de inclusão sociocultural e artística. A música é a linguagem universal e emocional da humanidade e tem um papel fundamental na sociedade como meio para compreendermos o valor da complementaridade entre as diferenças. Através da música conseguimos escutar e dar voz a cada um de nós como parte deste mundo que habitamos e é neste sentido que a intenção pedagógica do Festival Internacional de Música de Setúbal mantém-se cada vez mais ativa, com uma cooperação estreita com as várias instituições educacionais do Concelho de Setúbal, o que se traduz na participação intensa de jovens estudantes em todos os concertos, protagonizados por grandes artistas consagrados do panorama musical nacional e internacional. Bruno Martins, Diretor Artístico ResidenteMarcelo Bratke, Diretor Artístico Convidado

Mensagens dos diretores artísticos

Notícias


VER TODAS

MEDIA


No ano em que celebra o seu 10º Aniversário, o Festival de Música de Setúbal está de regresso para voltar a reunir consagrados artistas nacionais e internacionais com a comunidade local (envolvendo mais de 1.500 jovens) na criação e performances musicais.

Esta 10ª edição do Festival, inicialmente marcada para o período de 21 a 24 de Maio, teve de ser adiada para Novembro em virtude da pandemia de Covid-19.

De 19 a 22 de Novembro, a cidade sadina volta a ser palco de concertos, performances, criações artísticas, debates e exposições, oferecendo um programa eclético e de qualidade que incluirá algumas das mais belas peças do repertório clássico, passando também por ritmos mais enérgicos e jazzísticos e outras sonoridades de lugares mais longínquos.

O Festival de Música de Setúbal é mais do que um Festival, é um fenómeno sociocultural único, pioneiro e verdadeiramente inclusivo. O amplo trabalho desenvolvido com a jovem comunidade local e com as escolas ao longo de todo o ano lectivo potencia vivências musicais nos jovens – alguns com necessidades educativas especiais – muitos dos quais não as teriam de outra forma.

Organização por A7M – Associação Festival de Música de Setúbal
Projecto financiado por Câmara Municipal de Setúbal e The Helen Hamlyn Trust

Ler Mais

VIDEOTECA


GPS


Setúbal: dê uma volta por este mundo

Saber Mais

ORG. E PARCEIROS